Exatamente! Um exemplo perfeito para gerar mais entendimento da importância do Marketing é: Se o seu negócio é um carro, o Marketing é o volante.
Afinal, o que é Marketing?
O objetivo do Marketing é vender, e esse processo de vendas é resultado de um relacionamento entre a marca e o cliente em potencial. Cabe ao Marketing, identificar, atrair e reter esses clientes em potencial. Para isso, é indispensável entender e prever os desejos e as necessidades dos consumidores.
Marketing inclui pesquisas, divulgação, relacionamento, vendas e distribuição.
O Marketing também é conhecido pelos 4P’s: Produto, Preço, Praça e Promoção.
Produto: é tudo aquilo que você vai oferecer no mercado para satisfazer a necessidade dos seus clientes.
Preço: o preço no qual seu produto será ofertado no mercado
Praça: onde você vai oferecer seu produto (loja física, site)
Promoção: envolve toda a divulgação do seu produto
Esse MIX é essencial para uma empresa comercializar no mercado.
De acordo com Kottler o Marketing é “A ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. O marketing identifica necessidades e desejos insatisfeitos. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro” (Kotler, 2012).
Outra definição maravilhosa sobre Marketing é de Peppers & Rogers (1997) “as empresas para tornarem-se competitivas devem atuar de forma que o foco principal deixe de ser os produtos ou serviços para passar a ser uma solução para os seus clientes.”
E o que não é Marketing?
Marketing não é um e-mail, um post nas redes sociais, um programa de afiliados, artes gráficas, ou um social media. Muitas pessoas se confundem, e acham que essas e outras ações semelhantes são Marketing, mas não são. Essas, são algumas das várias estratégias definidas pelo Marketing para atingir os objetivos da empresa.
Resumo
O Marketing pega seu produto/serviço, identifica os clientes, chama a atenção, e gerar o desejo de compra neles. Esse processo impulsiona o crescimento da empresa.
Por isso, todo negócio, indiferente do seu tamanho precisa de Marketing para vender.