Como vender no instagram?

O Instagram é uma plataforma digital de relacionamento, mas se se tornou fundamental para alavancar as vendas de produtos e serviços. O número de novos usuários cresce constantemente.
O Instagram apresenta inúmeras oportunidades para alcançar novos clientes e impulsionar o crescimento dos negócios, com recursos visuais atraentes e ferramentas de engajamento.

Saiba como explorar essa ferramenta e vender através dela.

Crie um perfil:
Um perfil bem otimizado é o primeiro passo para impulsionar as vendas no Instagram. Também pense em um nome que seja de fácil compreensão para facilitar a busca pelo usuário. Na Bio fale do seu diferencial e sua proposta de valor.
Coloque o link da sua loja ou da página de vendas. Nos destaques, organize seus produtos / serviços, horários de atendimentos, e também depoimentos de clientes para aumentar a confiança e eletrificar a segurança na mente do consumidor.

Crie conteúdo de qualidade e envolvente:
Qualidade é fundamental para atrair a atenção e gerar o interesse da compra. Fotos com qualidade e sem filtros. Os filtros na maioria dos casos não mostra detalhes dos produtos, e isso pode atrapalhar a percepção do cliente em relação ao produto. Aposte alto em vídeos mostrando os benefícios e características do seu produto / serviço. Alterne a publicação entre carrossel, reels e fotos.
Explore também os Stories, por lá você consegue manter uma conversa com seu seguidor e fica sabendo exatamente o que ele quer.

Use o Instagram Shopping:
Troque seu perfil pessoal para comercial e crie uma loja no Instagram, assim você pode marcar seus produtos na postagem. Coloque informações claras e faça chamadas para ação. Sem oferta, não tem venda!

Anuncie:
Os anúncios são ótimos para chamar a atenção de um grande público para o seu perfil e para o seu produto. Experimente vários criativos, como fotos, vídeos ou carrosséis e analise qual tipo de formato converte mais. Faça também a segmentação do seu público com em interesses, localização e demografia. Acompanhe as métricas dos anúncios para otimizar sua estratégia ao longo do tempo.
Teste sempre!

Fale com seu público:
Se alguém fez uma pergunta, não deixe a pessoa no vácuo. Isso pode atrapalhar as vendas! O engajamento é fundamental para construir relacionamentos com os seguidores e impulsionar as vendas. Responda os comentários e as mensagens diretas o mais rápido possível. Priorize as publicações onde você fala do produto, em horários que terá atendimento ao cliente. Cliente sem resposta não está com nada!

Aposte no STORIES:
Quem já é seu seguidor acompanha tudo o que você faz pelo Stories. Aproveite isso e apresente seus produtos por lá. Você pode aumentar o envolvimento com seus seguidores através de perguntas, e enquetes. Mostre as variações do produtos, os benefícios, e fique pronto para responder as perguntas. Stories vende!

OBJETIVO:
Pense sempre no objetivo do mês. Quais produtos tem no estoque, quais campanhas são necessárias, quanto pode investir no anúncio, quantas fotos serão necessárias…
Quando você tem um objetivo, você consegue pensar na estratégia e no planejamento.

Faça Parcerias:
As parcerias são ótimas para aumentar sua visibilidade no Instagram. Pesquise influenciadores que sejam relevantes no seu nicho e que faça sentido a imagem deles relacionada ao seu produto / serviço.  Parcerias autênticas dão maior resultado.

Analise os resultados:
Acompanhe as métricas do Instagram Insights, como alcance, engajamento e taxas de conversão, para entender o desempenho de suas estratégias. Identifique o que está funcionando bem e o que pode ser aprimorado.